saiba mais!
Agenda    Fotos    Arquivo Notícias    Contato
 
contato
Colunas
 


Geral
Maéle Patuzzi

MAU HÁLITO
O mau hálito, também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, doenças periodontais, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo. Outras causas incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.
Algumas pessoas se preocupam muito com o hálito, embora não apresentem halitose, enquanto outras possuem mau hálito e não se dão conta. As causas podem incluir má higiene bucal, placa bacteriana (biofilme dental), restos de alimentos e doenças periodontais. Uma vez que é difícil avaliar se você tem ou não halitose, pergunte para um parente ou tente sentir o seu hálito colocando a sua mão sobre o nariz e boca e respire. Caso você tenha mau hálito, consulte um dentista, pois ele saberá como te ajudar.
A maioria dos casos de mau hálito se inicia na boca, e há muitas causas possíveis, que incluem: determinados alimentos que você ingere (alho e cebola, principalmente), álcool ou cigarro, má higiene bucal, doença periodontal, diabetes, boca seca, infecções do seio maxilar ou garganta, infecções pulmonares, insuficiência renal/hepática e problemas gastrointestinais.
Determinar a causa do mau hálito pode ser difícil sem a ajuda de um dentista, já que existem inúmeras possibilidades para a causa. Portanto marque uma consulta com o seu dentista, que é o profissional pode te fornecer um diagnóstico e encaminhá-lo ao médico da família ou outro profissional de saúde, caso seja necessário.
No geral, a melhor forma de prevenir o mau hálito é escovar os dentes, usar o fio dental todos os dias e usar um enxaguante bucal como complemento. Porém, também existem outras técnicas para melhorar o seu hálito, que podem ser discutidas com seu dentista.
Tenha sempre bons hábitos de higiene bucal. Escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental diariamente ajuda a controlar a placa (biofilme dental) e escovar a língua ajuda a remover as bactérias causadoras de mau-hálito. O fio dental é importante, pois mantém os espaços entre os seus dentes limpos. Visitar regularmente um dentista pelo menos 2 vezes por ano para um check-up e limpeza profissional também é muito importante.


Maéle Patuzzi Cirurgiã-Dentista Especialista em Implantodontia

Esporte
Marco Aurélio Fasolo Pinto

OS GRENAIS, CAPÍTULOS FINAIS...

Algumas considerações gerais sobre os Grenais, na ARENA e no BEIRA-RIO: foram dois grandes jogos, com muita movimentação, gols, opções táticas diversas e como sempre muita disputa. Sempre invejei os clássicos nos outros estados, pois sempre teve muitos gols e futebol bem jogado; ao contrário dos Grenais que se caracterizam por jogos truncados, disputados, mas feios tecnicamente...
O GRENAL DA ARENA: esse jogo tinha a característica de não ser decisivo. Pelo lado Gremista, a equipe teria que ganhar o jogo por um placar o mais elástico possível e sem tomar gols... Pelo lado Colorado, era interessante que na medida do possível não tomasse gols e o ideal que fizesse algum... Pois bem a vitória Tricolor foi de uma grandeza, três gols, muita movimentação, com direito a OLÉ nas arquibancadas... Pelo lado Colorado, ficou a sensação que a equipe era muito ruim, que nada funcionava e seu Treinador era muito incompetente. Resumo: Grêmio classificado e Inter arrasado.
O GRENAL DO BEIRA-RIO: este jogo, mostrou um segundo tempo de 90min, completamente diferentes... O internacional entrou em campo para recuperar a autoestima, jogou por sua honra. E deu certo, desde o início do jogo, a equipe correu, lutou e encurralou o Grêmio... Renato errou na escalação facilitando o trabalho de Odair Helmann. Sem Maico, optou por Cícero deixando Arthur no banco. Com essa alteração, a equipe Tricolor ficou sem posse de bola, com a marcação deficiente, chamando o Inter para dentro de seu campo, culminando com um pênalti infantil de Bressan em Moledo, aliás fazia tempo que Bressan não estava tão nervoso. Quanto ao Internacional, apesar da força e do ímpeto, não tinha penetração suficiente para vencer a defesa Tricolor. No segundo tempo, a pressão Colorada aumentou, afinal o Internacional jogava por sua Torcida, enquanto o Grêmio só queria que o tempo passasse. Numa falta bem cobrada, D’Alessandro faz o segundo gol e incendiou de vez o Clássico. A partir deste momento, todo os lances eram motivo para empurrões e discussão entre os atletas, Renato mandou a campo Arthur, mas a equipe estava desorganizada sem conseguir trocar passes e dominar o adversário. Assim o tempo passou e após sete minutos de acréscimos, Vuaden deu fim a partida. Resumo: Inter de autoestima renovada, Grêmio Classificado.
Enfim, os dois Grenais se repetiram como no primeiro jogo da fase classificatória, primeiro tempo e primeiro jogo das quartas de final, predomínio do Grêmio; o Segundo jogo e segundo tempo do Grenal da última rodada, predomínio do Internacional... Realmente, as coisas se repetem...
SEMIFINAIS: GRÊMIO X AVENIDA; segundo jogo na Arena. Não vejo como o Avenida possa fazer frente ao Tricolor, provavelmente, teremos duas vitórias Gremistas.
BRASIL X SÃO JOSÉ; a equipe de Pelotas é favorita, o primeiro jogo no Passo D’Areia, poderá ser nivelado apenas em virtude do gramado sintético do campo da Capital. Empate em Porto Alegre e vitória do brasil em Pelotas.
Boa semana e Saudações Esportivas!!!



  

1

    Próximo>>

 

 

 

voltar | subir

Compartilhar esta informação!
saiba mais!
 
Anuncie em nosso Portal | Simples.net - Sites & Hospedagem

Assisti e gostei! Veja as sugestões dos internautas.
Colunas

Leia agora
Maéle Patuzzi
 
Curtinhas
Gauchinho.com Repórter plantão no whatsapp 24 Horas 54 9 8446-4656
Sessões de Humor disponíveis!
Radicci  Charges
Outras Notícias
Casca é destaque estadual na educação
O Município de Casca é destaque estadual na área da educação conforme o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese)(...)
Grupos da Terceira Idade de Casca realizam celebração de Páscoa
Os grupos da Terceira Idade de Casca A Vida é Bela, do Povoado Migliavacca e Conviver e Renovar, da cidade realizaram a (...)
Notícia boa: o Festipizza vem aí!
Após muitos pedidos, telefonemas e contatos, está confirmado: o Festipizza vem aí! O maior festival de pizzas da Serra G(...)
Programação da Semana Santa de Casca terá Feira do Peixe e Via Sacra Luminosa
A Semana Santa de Casca conta com programação nesta quinta e sexta-feira, dia 29 e 30 de março. As atividades serão real(...)
Oficina de Confecção de Ovos de Páscoa foi realizada com as PCDs de Vanini
Na semana passada, as PCDs (Pessoas com Deficiência) atendidas pelo CRAS, em Vanini, parti​​​​ci(...)
Município de Serafina Corrêa encontra larvas de Aedes aegypti
A equipe de vigilância ambiental realizou no final de fevereiro uma atividade obrigatória do Programa Nacional de Contro(...)
Alunos de Vanini são destaques no 5º Prêmio Afubra/Nimeq
O município de Vanini foi o grande destaque da quinta edição do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas (...)
Deputado Zanchin acompanha vistoria nas obras da ponte do Taipa
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) esteve em Arvorezinha na tarde desta sexta-feira (16), juntamente com o govern(...)
Recuperação de veiculo
Na manhã desta sexta feira (23) foi localizado um veículo Grand Siena na Barra Seca em Paraí, o mesmo está em situação d(...)
Feira do Peixe Vivo
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Agronegócio de Serafina Corrêa, promoverá, na próxima quinta-feira (29(...)